quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

O que é Paroníquia???




A paroníquia consiste na inflamação crônica das pregas periungueais laterais e proximais.(Infecção da pele que fica ao redor das unhas dos dedos das mãos ou dos pés).

Há dois tipos diferentes de paroníquia:

*  Paroníquia Aguda - Consiste em uma infecção subcutânea dos tecidos periungueais. A lesão é chamada eponíquia se ela compromete a base da unha e paroníquia se toda a dobra está envolvida. Normalmente aparece subitamente ao redor da unhas, normalmente depois de uma lesão nesta área.

Uma paroníquia aguda é causada tipicamente por uma infecção por bactérias que invadem a pele onde há um ferimento. O dano pode ser causado pelo mal cuidado de manicure (cortando a cutícula), pela mania de morder as extremidades das unhas ou a pele ao redor das unhas, ou chupando a ponta dos dedos.

* Paroníquia Micótica Crônica (PMC) - É uma infecção normalmente se desenvolve lentamente, causando inchaço progressivo, aumento da sensibilidade e vermelhidão da pele ao redor das unhas. É mais frequente nas mãos (unheiro - inflamação dolorosa da pele na parte lateral do leito da unha).
Normalmente é causada por Cândida ou outras espécies de fungo (micose). Afeta frequentemente vários dedos.

As pessoas que tem maior índice de adquirir esta infecção são as que tem diabetes ou aquelas que trabalha constantemente com água ou solventes químicos.

Tais trabalhos incluem lavadeiras de roupas, garçons, empregadas domésticas, jardineiros, dentistas, babás, cozinheiros, lavadores de carro e cabeleireiros.

Quadro Clínico

A paroníquia aguda causa dor latejante, vermelhidão, calor e inchaço ao redor da unha (pele). Em alguns casos, uma pequena quantidade de pus se junta debaixo da pele próxima à unha, ou debaixo da próprio unha. Frequentemente só uma unha é afetada.

Uma paroníquia micótica crônica normalmente causa sintomas menos intensos que uma paroníquia aguda. Geralmente a área ao redor da unha fica sensível, vermelha e ligeiramente inchada, a cutícula fica machucada, se decompondo e a pele ao redor da unha fica úmida. Várias unhas podem ser afetada ao mesmo tempo.

Diagnóstico

Se a pessoa tem uma paroníquia aguda leve, ela normalmente pode fazer o diagnóstico sozinha, principalmente se há dor pulsante, inchaço  e vermelhidão na área lesada ao redor de uma unha.

Se o paciente é diabético, ele pode ter vários dedos afetados, ou ter sintomas mais graves (pus, febre, dor intensa), e deve ser avaliado por um médico. Na maioria dos casos, o médico pode fazer o diagnóstico examinando a área afetada. Porém, se houver um acúmulo de us (abscesso), ele pode colher uma amostra do pus para ser testado no  laboratório e identificar bactérias e fungos.

Prevenção

Para prevenir a paroníquia, faça o seguinte:

* Mantenha as mãos e pés secos e bem limpos;
* Use luvas de borracha com forro de algodão hidrófilo se suas mãos estiverem habitualmente expostas à água ou substâncias químicas corrosivas;
* Seja cuidadoso ao cuidar ou cortar suas unhas. Evite cortar ou empurrar as cutículas para trás;
* Evite morder as unhas e a pele ao redor delas;
* Se você tem diabetes, mantenha seus níveis de açúcar no sangue dentro de uma faixa normal seguindo a dieta e tomando seus medicamentos.

Prognóstico

A duração de uma paroníquia depende de seu tipo. Com o tratamento adequado, uma paroníquia aguda cura-se normalmente dentro de 5 a 10 dias sem dano permanente para unha.

Uma paroníquia micótica crônica pode precisar de várias semanas de tratamento antifúngico. Até mesmo depois do tratamento adequado, uma paroníquia pode desenvolver-se se o paciente lesa a pele novamente ou esquece de manter as unhas secas. Raramente, em casos muito severos, a paroníquia pode progredir para a osteomielite (infecção do osso) do dedo.

Procurar um profissional qualificado para lhe orientar sobre o melhor tratamento para essa patologia.

Visite seu Podólogo mensalmente e faça sua prevenção.

Mantenha seus pés saudáveis!!!

Fonte: Dicionário Ilustrado de Podologia (Prof. Podologista Orlando Madella Jr.) e Internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário